Dicas

A importância de criar memória afetiva desde a infância.

Publicado em 03.07.2024 |
Visualizações
34 visualizações

Sabia que as roupas têm uma grande importância na vida das crianças? Inclusive, na criação de uma memória afetiva que permita os sentimentos mais divertidos e alegres!

Essa combinação vai desde a autonomia na escolha das próprias roupas até mesmo no conforto que elas possibilitam durante as brincadeiras do dia a dia.

A Alenice preparou um capítulo que explica como acontece essa relação de roupas com a memória afetiva. Porém, antes disso, vale a pena entender os conceitos!

O que é memória afetiva?

crianca pensando

A memória afetiva é como uma parte especial da memória, onde ficam os fatos e eventos que foram marcantes e que estão associados a emoções e sentimentos.

Geralmente, estão relacionados às atividades sensoriais, como:

  • Uma música que chamou a atenção;
  • Um olhar mais carinhoso;
  • Lembranças que nos fazem voltar no tempo.

Um desafio, no entanto, é colaborar com as crianças para a criação de uma memória afetiva positiva, que crie estímulos e impactos que auxiliem no desenvolvimento delas.

Isso porque as experiências negativas podem se tornar traumas e desafios emocionais e cognitivos, gerando resultados ruins para o bem-estar infantil.

Dessa forma, a dica da Alenice é a possibilitar ambientes de apoio para criar memórias afetivas que promovam o crescimento saudável e feliz.

A memória afetiva na infância!

Uma curiosidade mais teórica é que o cérebro das crianças estão em desenvolvimento durante a infância, por isso, neste momento elas são mais receptivas às informações.

Logo, essa simples informação ajuda a entender porque experiências positivas e negativas nesse período impactam tanto o desenvolvimento emocional delas.

Os benefícios das memórias afetivas positivas

A conexão de pais e filhos formam uma base sólida para a criança do futuro, ao passo que o ideal é fazer conexões que promovam a mútua segurança e confiança.

Para entender um pouco mais desse assunto, considere os principais benefícios!

Desenvolvimento emocional

As memórias afetivas possuem papel fundamental no desenvolvimento emocional das crianças desde o nascimento, de modo que lembranças se tornam parte da jornada!

Então, são essas pequenas felicidades diárias que vão formar a percepção de mundo delas, influenciando e impactando no autoconhecimento e nas decisões que tomam.

Desenvolvimento cognitivo

Com as experiências sensoriais e interações com o meio, os pequenos criam suas conexões neuronais, incentivando o aprendizado.

A emoção dessas memórias pode ser como estímulos que os fazem recordar dos bons momentos, estabelecendo conexões do eu interior com o mundo exterior.

Desenvolvimento comportamental

Esses momentos também influenciam nas preferências e comportamentos, principalmente quando situações semelhantes acontecerem no futuro.

É aquela ideia de usar o exemplo como ferramenta poderosa para formar opiniões, além da maneira com que os adultos mais próximos agem que irão moldar as crianças.

Como construir memórias afetivas com as crianças?

pai e filha desenhando

Quando se fala em construir memórias afetivas na infância, o ideal é considerar os interesses e desejos desse público, o que envolve brincadeiras e diversão, por exemplo.

A partir disso, é possível ter esses momentos de desenvolvimento emocional, incluindo memórias que vão contribuir para a autoestima e a felicidade.

Todo e qualquer momento

O melhor momento para uma criança é o agora. Por isso, é interessante ter momentos especiais a todo instante sem ter que ficar planejando os acontecimentos.

Esse público é bastante observador e atento, de modo que incluir os pequenos nas tarefas diárias pode render os melhores resultados e os momentos mais felizes da vida.

Seja presente

Todos os momentos podem ser especiais na vida das crianças, por isso, vale a pena estar presente como adultos carinhosos, que se preocupam em proporcionar boas lembranças.

Acredite nessa dica da Alenice porque ela é verdadeira: essa presença faz com que elas se sintam seguras e confiantes para alcançarem seus objetivos e desenvolvimentos.

E vale a pena lembrar da expressão “tempo de qualidade”, que remete a esses momentos únicos ao lado dos nossos filhos. É sobre estar presente totalmente!

Aposte na diversão

Sabia que quase todas as atividades que fazemos com as crianças podem ser divertidas? Então, vale a pena investir nessa ideia, criando cenários lúdicos para ter memórias felizes.

Além das próprias brincadeiras, que elas amam, também é possível contar histórias de um jeito personalizado, cozinhar em família, praticar atividades ao ar livre e assim por diante.

E tem mais: as histórias sobre as próprias vidas delas é uma maneira interessante de fortalecer as memórias afetivas e colaborar com a saúde mental.

Dica extra: as roupas na criação da memória afetiva!

maes e filhas criando memoria afetiva

Agora, já pensou que as roupas também têm o poder de criar memória afetiva das crianças? Pois é e a Alenice sabe muito sobre isso!

Afinal, os pequenos estão construindo a própria história e uma ação amorosa pode ser marcante nessas primeiras fases da vida.

Ou seja, muitos vão se lembrar com carinho das roupas usadas na festa junina da escola. Além disso, a praia sempre traz memórias afetivas na vida de todas as pessoas.

Por isso, as roupas são ferramentas emocionais cheias de afeto, carinho e tantos outros sentimentos positivos, indo da escolha de um presente até o depois do vestir.

Além disso, com as redes sociais e a internet, ficou mais fácil se lembrar das roupas usadas no primeiro aniversário, na primeira visita ao pediatra e assim por diante.

Essa eternização serve como recordação em fotos, vídeos e na memória afetiva das crianças, especialmente quando as situações são decisivas para elas.

Ou seja, são lembranças do processo do desenvolvimento e autoconhecimento, indicando:

  • Afeto;
  • Aconchego;
  • Acolhimento;
  • Amor.

A partir disso, uma pergunta que os pais fazem é: como auxiliar as crianças a criarem memórias afetivas pensando na lógica de que as roupas são importantes nesse processo?

A Alenice separou algumas dicas para você que se perguntou isso:

  • Escolha roupas com materiais de qualidade;
  • Opte por aquelas que sejam confortáveis;
  • Analise os produtos autênticos.

Isso tudo permite que as roupas sejam agradáveis às crianças, sem irritar a pele, sem apertar demais, sem aquecer demais. Ao contrário, trarão a sensação de conforto!

É essa liberdade que vai permitir que a diversão seja garantida e elas possam executar todos os seus movimentos na hora de brincar com alegria e empolgação.

Aproveite essa leitura fofa, que aquece o coração e confira a seleção de produtos Alenice, uma marca que se preocupa com a memória afetiva dos seus filhos!

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.